Saiba que o ganho de peso, problemas de relacionamentos e estresse podem estar relacionados à distração e que a solução pode ser mais simples do que parece!
É uma técnica chamada mindfulness, mas antes de começar a escrever sobre ela, vou te fazer algumas perguntas:
Você percebe se fica estressado quando acumula muitas tarefas?
Você já descarregou problema em alguma pessoa sem saber como ela estava no momento?
Quando você está com fome, mas está pensando em outra coisa enquanto pega comida e acabou colocando comida demais no prato sem perceber?
Quando faz qualquer outra coisa, e ao mesmo tempo, com a mente noutro lugar que não seja prestando atenção no que realmente está fazendo? Posso me arriscar a dizer que sim, certo?
Então, se concentre mais no que esteja fazendo no presente momento! Pois, o tempo presente é o único instante do tempo que podemos aprender, realizar, interagir, ou seja, VIVER!
O MINDFULNESS é uma técnica praticada há muito tempo e sua origem provêm dos sutras de 2.500 a.C. e está relacionada com as filosofias da Yoga e do Taoismo. Esta palavra significa ATENÇÃO PLENA, termo desenvolvido pelo monge budista alemão Nyanaponika Thera, um importante monge do século XX.
O estado de atenção caracterizado como pleno se refere ao que concentramos apenas nos fatos percebidos por nossos cinco sentidos ou pela mente, tendo o objetivo que a pessoa viva o presente do modo mais consciente. Ou seja, atento a cada movimento e situação.
Na prática cotidiana, a pessoa quando está mais calma se torna mais consciente, focada, criativa, atenta, observadora, disciplinada e feliz. Podendo, ainda, ter controle das emoções como a ansiedade e possibilidade de diminuir algum nível de depressão existente.
No entanto, estar 100% focado é algo que requer treino. Pois, não existe um botão de “LIGA”, no qual, ativa imediatamente a nossa atenção.
E como podemos agir de modo diferente e estarmos mais focados?
Limitando os inúmeros afazeres que nos distraem e até pensamentos no momento que realizamos alguma tarefa.
Vamos imaginar alguns exemplos…
Exemplo 1: Estresse
Numa situação de estresse, quando você tem uma lista de tarefas enorme a ser realizado. Não adianta se estressar porque a lista não vai desaparecer, pois não é possível resolver tudo de uma vez!
Então, é necessário realizar uma tarefa por vez.
Para isso, você precisa ter foco. Se desligue das redes sociais durante a tarefa e fique longe do celular. Assim que terminar a tarefa, comemore! Isso mesmo: COMEMORE!
E antes de iniciar a tarefa seguinte, dê uma pausa de 10 minutos. Sua lista diminuirá e ficará menos estressado(a).
Exemplo 2: Relacionamento
Agora, num exemplo de relacionamento em que você chega em casa no final do dia e possui o hábito de imediatamente se sentar no sofá e ligar a TV.
Mas, nem conversou direito com as pessoas que moram junto, muito menos, perguntou se estava tudo bem com elas, se precisavam de alguma ajuda com os afazeres de casa e nem se abraçaram…
Assim, o relacionamento familiar vai esfriando.
Agora, se começar a criar um novo comportamento de se interessar em saber como foi o dia das pessoas que convivem com você, e principalmente, se abraçar. Mas, não aquele abraço de 3 segundos, um abraço de 30 segundos ou mais. Com certeza, a relação familiar ficará bem melhor.
Exemplo 3: Ganho de peso
Já, no exemplo de ganho de peso, quando você vai num restaurante com fome e monta aquele pratão de comida! Então, deveria estar consciente que está com fome e que deveria montar um prato equilibrado, ao invés, de montar o prato com quantidades exageradas de comida.
Essas situações demonstram um modo de viver mais consciente fundamentado no mindfulness aproveitando o máximo do momento presente.
Conclusão
O mindfulness irá permitir que você consiga aproveitar todos os momentos se perguntando:
O que estou fazendo agora?
Possibilitando a se concentrar no ambiente que está, percebendo o que acontece à sua volta e se existem mais pessoas com você. Assim, fazer deste momento algo proveitoso dando mais atenção e interagindo a tudo ou a todos.
Em muitos momentos vivemos no piloto automático. Portanto, manter a atenção plena em nossa vida e em todas nossas atitudes nos possibilita ficarmos livres aos nossos hábitos.
Uma resposta