Mindful Eating: 3 pontos importantes para praticar o comer consciente

Mindful Eating: 3 pontos importantes para praticar o comer consciente

Tempo de leitura: 5 minutos

Saber distinguir a fome física dentre os tipos de fome que são regidos por emoções e comportamentos, faz com que o consumo alimentar de uma pessoa seja menor daquela ingerida nos momentos que afetam seu equilíbrio emocional. A prática do comer consciente (mindful eating) irá deixar as pessoas cientes a todo instante de suas sensações físicas e de seus pensamentos.

Leia também o post sobre como diferenciar os tipos de fome

Atualmente, o tema sobre a atenção plena ou mindfulness (em inglês) está sendo muito comentado pela mídia, reforçando a ideia do aproveitamento máximo do momento presente de forma que você se concentre naquilo que está fazendo, inclusive, no momento da alimentação para o ato do comer consciente.

3 pontos importantes para começar a praticar o comer consciente - Homem concentrado na alimentação
Homem concentrado na alimentação

O mindfulness faz a sua consciência perceber o início da manifestação das emoções e até mesmo o pensamento que ocasionou a sua origem.

Confira mais informações no post sobre Mindfulness técnica que ajuda a emagrecer

Praticando o mindfulness na sua vida alimentar, começará a entender que para emagrecer é desnecessário recorrer às dietas da moda, tomar medicação ou ficar horas fazendo exercícios físicos. Paralelamente, passará a ter clareza que seus pensamentos e emoções, se NÃO receberem ATENÇÃO adequada podem te afastar do momento presente e dessa forma, te levar facilmente a devorar uma barra de chocolate para compensar o mal-estar causado pela inquietação ou pela solidão.

3 pontos importantes para começar a praticar o comer consciente - Ideias incorretas
Ideias incorretas quando pensar em emagrecimento
3 pontos importantes para começar a praticar o comer consciente - Mulher consciente
Moça pensando de forma consciente

O termo comer consciente é a tradução de mindful eating, uma expressão em inglês utilizada para a técnica onde toda nossa atenção está voltada à alimentação, desviando de quaisquer pontos de distração, como também, de pensamentos.

3 pontos importantes para começar a praticar o comer consciente - Família reunida no momento da refeição
Família reunida no momento da refeição

Pensamentos esses, que criam barreiras na sua mente, que ao memorar em emagrecimento, logo visualiza a impossibilidade de se chegar ao peso ideal por ter ossos largos, pela genética ou por outra crença.

Mindful Eating: 3 pontos importantes para começar a praticar o comer consciente

3 pontos importantes para começar a praticar o comer consciente - Homem enumerando três com os dedos
3 pontos importantes

Primeiramente, para que haja uma mudança efetiva de seu comportamento frente à alimentação é importante destacar:

1) ACEITE o corpo como está agora, ou seja, começar a valorizá-lo e lembrar que é o meio para sua existência. Do contrário, a briga com a balança será contínua, como também de seu corpo. Enfatize diariamente que gosta dele e que é grato pela sua existência;

2) DEIXE A MENTE ABERTA para se educar, aprender e conscientizar. Isto é, ter a capacidade de deixar práticas e pensamentos que impactam no processo e aprender ou manter as práticas e pensamentos que te ajudarão na mudança;

3) ENTENDA SEUS COMPORTAMENTOS referentes aos que te levam a comer sem fome e crie estratégias para sanar esses sabotadores.

A prática do comer consciente irá fazer com que você reveja todas as suas atitudes de modo geral, não apenas no âmbito alimentar, mas tudo que relaciona com a mente, emoção e comportamento. Restaurando a ligação do corpo com os sentidos. Assim, proporcionará maior clareza da realidade à sua volta, identificando padrões e hábitos de comportamentos inadequados.

3 pontos importantes para começar a praticar o comer consciente - Mulher meditando
Meditando para se conectar com o corpo e mente

Benefícios da prática do ato de comer consciente

Finalmente, quando estabelecer o conceito de comer consciente na sua mente e praticando, você passará a mastigar mais devagar saboreando melhor os alimentos, perceberá os sinais da fome, selecionará alimentos mais saudáveis, adquirirá a capacidade de recusar quando estiver com o estômago cheio e a capacidade de comer menos, pois saberá que o alimento não irá desaparecer.

Você sabia…

O comer consciente te dará a visão do que você vai comer, como você vai comer, porque você vai comer e terá a capacidade de parar e pensar: “Será que é uma vontade? Por que eu devo comer?

3 pontos importantes para começar a praticar o comer consciente - Mulher pensando
Moça pensando antes de comer

Você entenderá melhor a fome física quanto às sensações do seu estômago, como é a sua fome e saciedade, a percepção das reações do seu corpo e sua sensação enquanto está comendo e após comer.

Deste modo, você vai passar a comer com todos os seus sentidos (olhos, nariz, boca, cérebro e coração) e resgatar os sentidos que se perdem com o tempo devido às restrições e cobranças.

3 pontos importantes para começar a praticar o comer consciente - Mulher consciente no momento da refeição
Moça consciente no momento da refeição

No entanto, o bebê, por exemplo, sabe muito bem o que é fome, pois chora quando sente fome e não mama além do que precisa, pois, ele para quando se sente saciado.

3 pontos importantes para começar a praticar o comer consciente - Bebê mamando
Mãe amamentando seu bebê

Imaginando o exemplo do bebê, pense na importância de se treinar para voltar a desfrutar o que se come sem sentir culpa ou vergonha, sentir satisfeito alimentando-se menos à medida que aprende a sentir realmente alimentado, livrar-se de hábitos alimentares inadequados e de pensamentos negativos. Por fim, aprender a ser mais gentil e humano com nós mesmos.

Conclusão

A pessoa que não tem a consciência da sua fome real, tende a comer mais, quando o necessário seria comer menos.

Quando praticar a atenção consciente e plena, irá adquirir compreensão e nesse processo tornará mais flexível e mais gentil consigo mesmo. Deste modo, te possibilitará trocar a aversão pelo corpo por uma valorização da sabedoria interior e ficará menos obcecado com a comida e com a aparência, e muito mais ligado no prazer de estar vivo.

Comente…

De 0 a 10, quanto você é importante para você? Você está se cuidando ou maltratando o seu corpo?

3 pontos importantes para começar a praticar o comer consciente - Mulher se abraçando
Moça sendo gentil consigo mesma

Vídeo Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *