Mindfulness: técnica que ajuda a emagrecer

Mindfulness: técnica que ajuda a emagrecer

Tempo de leitura: 4 minutos

Saiba que o ganho de peso, problemas de relacionamentos e estresse podem estar relacionados à distração e que a solução pode ser mais simples do que parece!

É uma técnica chamada mindfulness, mas antes de começar a escrever sobre ela, vou te fazer algumas perguntas:

Você percebe se fica estressado quando acumula muitas tarefas?

Conheça sobre a prática do mindfulness - Estresse
Momento de estresse – Crédito creativeart Freepik

Você já descarregou problema em alguma pessoa sem saber como ela estava no momento?

Conheça sobre a prática do mindfulness - Relacionamento
Relacionamento conjugal – Crédito Bearfotos Freepik

Quando você está com fome, mas está pensando em outra coisa enquanto pega comida e acabou colocando comida demais no prato sem perceber?

Conheça sobre a prática do mindfulness - Alimentação
Buffet de restaurante – Crédito easyweddings.com

Quando faz qualquer outra coisa, e ao mesmo tempo, com a mente noutro lugar que não seja prestando atenção no que realmente está fazendo? Posso me arriscar a dizer que sim, certo?

Então, se concentre mais no que esteja fazendo no presente momento! Pois, o tempo presente é o único instante do tempo que podemos aprender, realizar, interagir, ou seja, VIVER!

O MINDFULNESS é uma técnica praticada há muito tempo e sua origem provêm dos sutras de 2.500 a.C. e está relacionada com as filosofias da Yoga e do Taoismo. Esta palavra significa ATENÇÃO PLENA, termo desenvolvido pelo monge budista alemão Nyanaponika Thera, um importante monge do século XX.

O estado de atenção caracterizado como pleno se refere ao que concentramos apenas nos fatos percebidos por nossos cinco sentidos ou pela mente, tendo o objetivo que a pessoa viva o presente do modo mais consciente. Ou seja, atento a cada movimento e situação.

Conheça sobre a prática do mindfulness - Atencao plena
Momento de lazer
Conheça sobre a prática do mindfulness - Atencao plena
Momento de leitura
Conheça sobre a prática do mindfulness - Atencao plena
Momento de lazer

Na prática cotidiana, a pessoa quando está mais calma se torna mais consciente, focada, criativa, atenta, observadora, disciplinada e feliz. Podendo, ainda, ter controle das emoções como a ansiedade e possibilidade de diminuir algum nível de depressão existente.

Conheça sobre a prática do mindfulness - Atencao plena

Conheça sobre a prática do mindfulness - Atencao plena
Momento focado no desenho
Conheça sobre a prática do mindfulness - Atencao plena
Momento de lazer

No entanto, estar 100% focado é algo que requer treino. Pois, não existe um botão de “LIGA”, no qual, ativa imediatamente a nossa atenção.

E como podemos agir de modo diferente e estarmos mais focados?

Limitando os inúmeros afazeres que nos distraem e até pensamentos no momento que realizamos alguma tarefa.

Vamos imaginar alguns exemplos…

Exemplo 1: Estresse

Numa situação de estresse, quando você tem uma lista de tarefas enorme a ser realizado. Não adianta se estressar porque a lista não vai desaparecer, pois não é possível resolver tudo de uma vez!

Então, é necessário realizar uma tarefa por vez.

Para isso, você precisa ter foco. Se desligue das redes sociais durante a tarefa e fique longe do celular. Assim que terminar a tarefa, comemore! Isso mesmo: COMEMORE!

E antes de iniciar a tarefa seguinte, dê uma pausa de 10 minutos. Sua lista diminuirá e ficará menos estressado(a).

Conheça sobre a prática do mindfulness - Atencao plena
Pessoa satisfeita após conclusão de um trabalho

Exemplo 2: Relacionamento

Agora, num exemplo de relacionamento em que você chega em casa no final do dia e possui o hábito de imediatamente se sentar no sofá e ligar a TV.

Mas, nem conversou direito com as pessoas que moram junto, muito menos, perguntou se estava tudo bem com elas, se precisavam de alguma ajuda com os afazeres de casa e nem se abraçaram…

Assim, o relacionamento familiar vai esfriando.

Agora, se começar a criar um novo comportamento de se interessar em saber como foi o dia das pessoas que convivem com você, e principalmente, se abraçar. Mas, não aquele abraço de 3 segundos, um abraço de 30 segundos ou mais. Com certeza, a relação familiar ficará bem melhor.

Conheça sobre a prática do mindfulness - Ambiente familiar
Convívio familiar – Crédito rawpixel.com Freepik

Exemplo 3: Ganho de peso

Já, no exemplo de ganho de peso, quando você vai num restaurante com fome e monta aquele pratão de comida! Então, deveria estar consciente que está com fome e que deveria montar um prato equilibrado, ao invés, de montar o prato com quantidades exageradas de comida.

Conheça sobre a prática do mindfulness - Atencao plena
Comer consciente – Credito senivpetro Freepik

Essas situações demonstram um modo de viver mais consciente fundamentado no mindfulness aproveitando o máximo do momento presente.

Conclusão

O mindfulness irá permitir que você consiga aproveitar todos os momentos se perguntando:

O que estou fazendo agora?

Possibilitando a se concentrar no ambiente que está, percebendo o que acontece à sua volta e se existem mais pessoas com você. Assim, fazer deste momento algo proveitoso dando mais atenção e interagindo a tudo ou a todos.

Em muitos momentos vivemos no piloto automático. Portanto, manter a atenção plena em nossa vida e em todas nossas atitudes nos possibilita ficarmos livres aos nossos hábitos.

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