Quem nunca se viu em um momento de inquietação!? Ainda mais com o ritmo acelerado de vida de hoje e com os últimos acontecimentos, cada vez mais nos deparamos nessa situação.
Controle a Mente Inquieta
Com o ritmo acelerado de vida de hoje e com os últimos acontecimentos, cada vez mais nos deparamos com a nossa mente inquieta.
O estado de inquietação se manifesta das emoções, como: a ansiedade, o medo, a angústia, que são causadas através dos pensamentos que geraram uma carga energética densa, pesada, provocando assim o desequilíbrio.
Esses pensamentos ficam fixos no futuro ou no passado, tendo cada um características e manifestações diferentes, mas ambas podem torna-se o gatilho para a nossa inquietação, dependendo da energia gerada.
O corpo físico sempre está no presente, já a mente pode estar em qualquer tempo (passado/presente/futuro), nós a direcionamos. E para nosso equilíbrio, corpo e mente devem estar integrados no momento presente.
Quando nossos pensamentos ficam presos no passado ou no futuro, nos esquecemos que elas “existem” apenas em nossa mente, não está acontecendo de fato e acabamos criando ansiedade com o que talvez nunca aconteça ou ainda tristeza em relação a algo que já aconteceu.
Portanto, não temos como mudar, o que conseguimos com isso é desencadear a nossa inquietação. Acabamos despendendo muita energia de forma errada, mas é possível torná-la saudável, se concentrarmos nosso pensamento no que está em nosso alcance fazer, no que depende de nós para mudar ou realizar.
Os pensamentos, podem e devem ser controlados e direcionados, é uma conquista diária, que tem como resultado nosso bem estar e equilíbrio.
Existem ferramentas, como a meditação, que nos auxilia para alcançar esse objetivo, como também a prática da Atenção Plena que pode ser realizada em coisas simples e que estão ao nosso alcance em nosso dia a dia, como a respiração.
Quando fazemos algo de forma plena e consciente, focamos toda a atenção no que estamos fazendo no momento.
E desta forma desaceleramos as atividades incessantes de nossa mente, acontece uma limpeza mental, que nos proporciona relaxamento e paz, que por consequência interfere de forma positiva em nosso entendimento, já que temos uma visão mais clara da situação.
Por outro lado, quando não conseguimos reverter a inquietação, ela nos domina e se manifesta em nosso corpo físico, provocando tensões, dores, incômodos, principalmente nas regiões dos ombros, pescoço e costas.
Quanto mais equilibrados, mais aguçados ficamos na percepção dos sinais do nosso corpo e mente e conseguimos identificar de forma mais rápida as primeiras manifestações das nossas inquietações.
O que é de extrema importância, para identificar a situação de forma clara, realizar a reflexão e agir para não permitir que a inquietude domine você.
De 1 a 10, quanto sua mente está inquieta?
Se o seu nível está elevado, veja o vídeo abaixo e sinta os benefícios reais da meditação.