Quem nunca sentiu nervoso quando olha o relógio e percebe que só lhe resta poucos minutos pra chegar em um compromisso, terminar uma prova ou para chegar no aeroporto pra pegar um avião?
Tenho certeza que em algum momento de nossa vida, experienciamos esse tipo de nervoso, semelhante ao programa de culinária de TV como o MasterChef, quando está acabando a prova e a Ana Paula começa:
“5, 4, 3, 2, 1 e PAAAAARA TUDO!“
Eu adoro assistir esse programa pelo Youtube, porque o horário que passa na TV aberta é muito tarde para mim. E, é de arrepiar o pouco tempo que os participantes tem pra fazer aqueles pratos deliciosos e entregar a tempo para os chefs avaliarem.
Isso me fez lembrar da última vez que fiquei assim TÃO NERVOSA, com as mãos tremendo e suando, coração bem acelerado, frio na barriga, impaciente…
Foi numa palestra sobre Mindfulness e Mindful Eating no dia primeiro de setembro do ano passado.
AINDA BEM… que alguns dias antes da palestra, ouvi um áudio do professor Franco Júnior, especialista em comunicação e palestras.
Ele explicou como dissipar a ADRENALINA!
A adrenalina é um hormônio liberado na nossa corrente sanguínea, que tem a função de atuar sobre o sistema cardiovascular e manter o corpo em alerta em situações de fortes emoções ou estresse.
O que acontece quando a adrenalina aumenta?
Bom, sentimos que o coração bate mais rápido, boca seca, as mãos e/ou pernas tremem, os olhos piscam mais rápido, ficamos ofegantes, gaguejamos e com a voz trêmula.
O que fazer quando a adrenalina está alta?
Para controlar todos esses sintomas, o professor Franco ensinou um exercício que libera o excesso de energia que deixa a pessoa ansiosa.
Gente, não é que DEU CERTO!?
E é uma prática simples e muito eficaz!
Eu experienciei essa sensação e como foi bom sentir A-LÍ-VIO minutos antes de dar a palestra, viu!
Entrei na sala bem mais tranquila, comecei a falar e falar e falar durante 1 hora. Estava bem segura e respondia qualquer pergunta.
Quem sabe…. se um dia eu participar de uma prova do MasterChef, esta prática cairá como uma luva, principalmente porque ter firmeza nas mãos é muito importante numa prova de culinária, não é verdade?
Como fazer o exercício que elimina a ansiedade?
Olha só como é fácil de fazer:
1 – Encoste a palma das mãos uma com a outra na altura do peito. Não precisa entrelaçar os dedos. Faça bastante força uma palma empurrando a outra por uns 10 segundos
2 – Solte as mãos. Abra e feche os dedos rapidamente para relaxar a força que fez com as mãos. Respire fundo enquanto abre e fecha os dedos. Fique assim por uns 10 segundos também
3 – Repita o processo umas 5 vezes
A pressão que uma mão faz com a outra, faz com que a adrenalina que está percorrendo todo o corpo venha para as mãos, e depois que a energia é concentrada a gente dissipa a adrenalina abrindo e fechando os dedos das mãos
Desta forma simples, acalmamos a mente e relaxamos o corpo em poucos minutos!
Experimente este exercício sempre que se perceber numa situação que desperte uma sensação de nervoso!