O amendoim faz parte do grupo das oleaginosas, o mesmo que das castanhas, avelãs, amêndoas, nozes, macadâmias e dos pistaches. O tipo de sua gordura é de altíssima qualidade que atua na saúde do coração, protege contra o Mal de Alzheimer e gera bem-estar melhorando o humor entre outros benefícios!
Uso do amendoim
Essa oleaginosa é utilizada em grande escala nas indústrias alimentícias ao produzir doces (amendoim caramelizado, paçoca, pé de moleque, pé de moça, balas, chocolates, mousse, cajuzinho, pavê), biscoitos, pastas de amendoim e em várias preparações culinárias como: frango xadrez, canjica, bolos, pão recheado, saladas, farofas, macarrão, arroz, pipocas ou mesmo como aperitivo.
Benefícios
- Prevenção de doenças cardiovasculares, aterosclerose, câncer, envelhecimento precoce, anemia por conter resveratrol (mesma substância encontrada no vinho), gorduras insaturadas, vitamina E, fitosteróis, antioxidantes e ácido fólico;
- Protege o sistema nervoso e diminui o risco de desenvolvimento de doenças como Alzheimer e Esclerose Múltipla por ser rico em niacina;
- Diminuição do LDL (conhecido como o colesterol ruim) pela ação dos fitosteróis;
- Ação anti-inflamatória devido ao ômega-3;
- Ótima fonte de energia por ser rica em gorduras boas e proteínas;
- Melhora do humor e diminuição do estresse por conter triptofano (atua na produção de hormônios do bem-estar);
- Auxilia na formação do tubo neural do bebê durante os primeiros meses de gestação devido a presença de ácido fólico.
Ainda, é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio.
Composição nutricional
Apesar de tantos benefícios, é importante ressaltar que seu consumo deverá ser moderado por apresentar alto valor calórico. Podemos considerar que em 100g de amendoim contêm:
- 544 kcal
- 20g de carboidratos
- 27g de proteínas
- 33g de gorduras mono e poliinsaturadas
- 9g de gorduras saturadas
- 8g de fibras.
Ainda, algumas versões industrializadas podem conter alto teor de sódio. Tal quantidade, influencia no aumento da pressão arterial e doenças cardiovasculares. Para evitar o excesso de sódio no amendoim torrado, uma dica é torrar em casa utilizando a versão crua.
Em outras versões, podemos encontrar o excesso de açúcar como nas paçocas, pé de moleque, amendoins caramelizados que deve ser evitado ou consumido em pequena quantidade para aquelas pessoas que precisam controlar o nível de açúcar.
Cuidados
Contudo, o excesso do consumo de amendoim pode ser um fator desencadeante para processos alérgicos e pode ocasionar episódios de: diarreia ou urticária, rinite, sinusite, asma, enxaqueca, resistência à insulina com aumento de peso, dermatites e acnes.
Esta oleaginosa pode “abrigar” uma micotoxina chamada aflatoxina, substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos.
Para saber se o amendoim que você está adquirindo está livre destes fungos basta procurar na embalagem o selo Pró-Amendoim, que é uma garantia que o amendoim passou por testes e que estão de acordo com os padrões exigidos pela legislação brasileira credenciados pelo Ministério da Agricultura e acreditado pelo INMETRO e pela ANVISA.
E você, imaginava o tanto de benefício que o amendoim possui? ?