Mantenha o foco e emagreça agora

Imagem mantenha o foco e emagreça

Quem não gosta de comer pipoca enquanto assiste a um bom filme? Quem não gosta de assistir TV enquanto se alimenta? Parece muito bom, não é verdade? Mas será que você consegue manter o foco nas duas atividades? Será que isto é saudável?

Um hábito muito comum entre as pessoas é fazerem duas ou mais tarefas ao mesmo tempo. Por mais que acreditam que dão conta do recado, as consequências podem ser desastrosas. É por isso que a lei nos proibe de dirigir enquanto falamos ao celular, por exemplo. Infelizmente, este mau hábito ocorre principalmente na hora das refeições.

Multitarefas

Ao contrário do que se pensa, o cérebro humano não é multitarefa, isto é, não é capaz de realizar duas ou mais atividades ao mesmo tempo. Pior, ao efetuar mais do que uma tarefa ao mesmo tempo, você não estará focando em nada porque estará alternando sua atenção. Você pode até concluir as tarefas, mas a produtividade cairá.

A exemplo disso, recordo a época acadêmica, quando estudamos conteúdos não tão atraentes. Apesar de não gostarmos, temos que estudar para fazer a prova. Normalmente, enquanto estudamos, nossa mente viaja por outros pensamentos e ao concluir o conteúdo, temos a sensação de que não assimilamos nada. As vezes nos perguntamos se somos capazes de aprender aquele conteúdo. Na verdade, o que não conseguimos foi manter o foco. Se assim o fizéssemos, com certeza tiraríamos a nota máxima.

Se você acha que sua produtividade aumenta sendo multitarefas, faça o teste. Separe uma folha e faça um risco para dividir em duas colunas. Na primeira coluna, escreva o número um em arábico e ao lado escreva o mesmo número em romano. Vá para a próxima linha, e escreva o segundo número em arábico e em romano. Repita até chegar ao vigésimo algarismo e marque o tempo. A seguir, escreva na segunda coluna de 1 a 20 em arábico, depois escreva em romano e marque o tempo.

Qual foi o mais rápido? Qual foi sua percepção a respeito deste teste?

Alimentação

É quase uma regra o fato de as pessoas dividirem o momento da alimentação com outras atividades. Pois ela parece bem fácil, é só comer e pronto.

Ao ser atraído por algum entretenimento ou por outra tarefa que esteja efetuando durante a alimentação, o indivíduo certamente deixará a refeição em segundo plano. Sem perceber o que e o quanto está comendo, acabará exagerando na quantidade. No fim das contas, seu corpo sofrerá as consequências. O peso e a proporção de gordura aumentarão.

Por coincidência, encontrei uma matéria de fevereiro de 2019 bastante interessante. Segundo ele o conteúdo do filme influencia no aumento de gordura. O estudo realizado constatou que filmes agitados e violentos fazem engordar. As comédias românticas influenciam menos, mas não deixam de influenciar.

Para realizar o teste, um grupo de pessoas foram selecionadas para assistir a diferentes estilos de filmes. Foram disponibilizados vários tipos de comidas. “Dos 42 participantes do grupo experimental, 62 por cento consumiram mais de dois itens gordurosos e 71,4 por cento consumiram mais de dois itens salgados.”

O que fazer?

Neste momento, eu imagino que você esteja se perguntando: “E então, Cristina Mary, o que eu devo fazer para eliminar este hábito ruim?”.

Pois bem, durante uma semana, eu quero que você se concentre apenas em sua refeição. Olhe para o seu prato, repare na coloração, perceba as formas. Sinta o aroma da comida e saboreie cada porção.

Faça também lembretes. Escreva nele a frase “apenas coma” e deixe bem nos locais que você costuma comer. Além disso, deixe os lembretes fixados também nos equipamentos que costumam roubar sua atenção.

Evite saborear seu chá ou café enquanto anda. Sente-se primeiro, repare na cor, sinta o aroma e saboreie sua bebida.

Essa pequena atitude permitirá comer de forma consciente, perceber quando está satisfeita sem sensações de desconforto e mal-estar.

São pequenos hábitos como este que darão prazer ao mesmo tempo que transformam sua vida para melhor.

Fique por dentro das novidades

receba por email os novos posts

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *