Imagine que uma prática da gratidão gera mais felicidade, mesmo naqueles dias que teve algum aborrecimento, seria demais né?
Muitas vezes, achamos que a felicidade esteja tão longe de nós …
Talvez, por esperar encontrá-la somente depois que: alcançar os objetivos traçados, ter ótimos relacionamentos ou a partir da conquista de bens materiais.
Saiba que a felicidade já está presente e diariamente! Mesmo que não consiga notar de primeiro momento.
Desmistificando o sentimento de gratidão
Para isso, quero te ajudar em como observar instantes do seu dia para que se sinta grata ou grato, e consequentemente criar um estado de contentamento que gera sensação de alegria e felicidade.
Olha só, talvez você pense que para sentir gratidão acontece só quando recebe algo de alguém ou quando ocorre algo de muito maravilhoso em sua vida, certo?
É refente a isto que quero desmistificar.
Bom, pode ser que surja em sua mente um pensamento de que a caixa da gratidão te fará estar sempre bem, de que todos os dias estará feliz.
Eu te respondo que sempre não!
Mas, certamente num maior número de dias. Pois, a prática da gratidão é um sentimento que vai fomentando e aumentando.
Hoje em dia, escutamos e lemos muita coisa relacionados a gratidão. Tenho noção de que existem pessoas que acham que falar sobre isso é modismo.
Respeito a opinião das outras pessoas, afinal não gosto de julgar pois cada um teve experiências e vivências diferentes.
Mas, verdadeiramente pra mim e para as pessoas que fazem depois que orientei o exercício da gratidão, mudaram o modo como hoje relacionam-se com a vida, ou seja, estão mais positivos e apresentam um semblante de felicidade.
A palavra gratidão possui vários conceitos e de acordo com uma pesquisa sobre gratidão, o autor sugere que significa como sua capacidade de AGRADECER e RECONHECER pelos acontecimentos benéficos que ocorrem com você.
Adiciono ainda que é saber agradecer com humildade, ter a capacidade de sentir com todas as emoções o que estamos vivendo com total atenção!
Onde, reconhecemos um favor que alguém nos concedeu. Outras vezes, é sobre a natureza, o universo ou algo que simplesmente está aí pra ser apreciado, para sermos gratos!
Além disso, experimentamos um bem-estar profundo baseado em viver o momento presente e estar feliz com aquilo que temos, concorda?
Deste modo, você desenvolve uma vida mais abundante, se torna mais consciente e este sentimento aumenta com a prática.
Então, a prática da gratidão pode ser feita de diversas formas:
Ao acordar, agradecendo por mais um dia, algo que nem paramos pra pensar muitas vezes, porque é algo automático: dormimos; acordamos; trabalhamos; cuidamos da casa, da família e acaba mais um dia que nem damos conta!
Ainda, você pode agradecer pela sua cama, sobre os momentos que você vai viver ao longo do seu dia, oportunidades de aprender algo novo, pela sua família, pelos amigos, pelo emprego, enfim, são tantas coisas …
Conforme os dias vão passando, você observa a gratidão nas pequenas coisas como pelo simples gesto de um sorriso que uma pessoa te deu, uma gentileza que faz a si mesma(o) e para com as outras pessoas.
Cada vez mais, muito se fala sobre o poder da gratidão em criar um estado mental mais positivo e feliz. Contudo, você sabia que a gratidão pode literalmente transformar o cérebro?
De acordo com o Centro de Pesquisa de Mindfulness Awareness da UCLA (Universidade da Califórnia), expressar a gratidão regularmente provoca uma mudança na estrutura molecular do cérebro, fazendo-nos mais saudáveis e felizes.
Quando você sente a felicidade, o seu Sistema Nervoso Autônomo Central é afetado gerando mais calma, estabilidade, tranquilidade tornado menos reativo e resistente a mudanças.
A gratidão é a prática mais efetiva para estimular sentimentos de felicidade.
Benefícios da prática da gratidão
Robert Emmons é um cientista que estuda os efeitos da gratidão na vida das pessoas e após pesquisas realizadas com mais de 1000 pessoas com idade entre 8 e 80 anos, ele verificou que as pessoas que consistentemente praticam gratidão tiveram uma série de benefícios:
Físicos
- Sistemas imunológicos mais fortes;
- Menos incômodo com dores;
- Menor pressão sanguínea;
- Exercitavam-se mais e tinham mais cuidado com a saúde;
- Dormiam mais e sentiam-se com mais energia ao caminhar.
Psicológicos
- Apresentavam maior nível de emoções positivas;
- Ficavam mais alertas, vivos e acordados
- Sentiam mais prazer, alegria, otimismo e felicidade
Sociais
- Apresentaram mais prestatividade, generosidade e compaixão;
- Aumentaram sua capacidade de perdão;
- Tornaram-se mais extrovertidos;
- Sentiam-se menos só e isolado.
Um outro benefício da gratidão muito relevante relatado por Emmons é que ela bloqueia sentimentos negativos como a inveja e o ressentimento.
O poder da gratidão pode até mesmo diminuir a frequência e episódios de depressão. Mais ainda, reduz a sua necessidade de ter controle sobre as coisas. Aquela vontade de que tudo têm que estar perfeito e o sentimento de que as outras pessoas têm que agir da forma como você quer.
E a impressão de que você tem que ter as coisas que deseja para ser feliz se torna menos relevante. Pois, você passa a focar na gratidão por ter aquilo que já tem. E aprender a aceitar melhor aquilo que não tem e que não pode ser mudado.
Os três elementos para o exercício da gratidão
A seguir, vou te ajudar a praticar o exercício da gratidão através de três elementos: papel, caneta e uma caixa.
Primeiro, anotará no papel um evento que se sentiu grata e porquê e depois colocará dentro de uma caixa, na sua caixa da gratidão.
Assim…
num dia que estiver um pouco deprimida(o), triste ou com a energia baixa, pegará um papel da caixa e ler.
Nesse instante, relembrará do momento que estava feliz e elevará seu estado de energia.
Como saber que está fazendo progresso?
1) A vida passa a fluir com espontaneidade sem esforços;
2) O amor será um fator motivador em sua vida;
3) Descobrirá fontes secretas de criatividade e imaginação;
4) Aceitará uma orientação maior em sua vida;
5) Suas escolhas beneficiam você e todos ao seu redor;
6) Você está expandindo a experiência da felicidade aonde quer que vá.
Vamos juntos, experienciar o poder da gratidão?