O que evitar para o emagrecimento dar certo

O que evitar para o emagrecimento dar certo

Tempo de leitura: 2 minutos

Inúmeras pessoas buscam dietas para emagrecimento em websites e em revistas que prometem milagres. Sem saber que a dieta escolhida é apenas um atalho para o emagrecimento à curto prazo, sentem-se felizes com o resultado inicial, mas se decepcionam ao falhar. Começam a se achar incapazes e, muitas vezes, caem em depressão.

Será que a culpa é da própria pessoa ou das promessas mirabolantes?

Apresento alguns estudos que apontam o que não funciona no emagrecimento. Portanto, antes de iniciar sua dieta milagrosa, sugiro que leia atentamente todo o conteúdo.

Acreditar em fórmula mágica

Segundo Willians, que investigou vários estudos, pessoas que persistem em dietas de baixo valor calórico perdem grandes quantidades de peso.  Tais pessoas perdem em média 20 Kg de 12 a 16 semanas. Um resultado significativo se considerar a quantidade de peso perdido entre 3 e 4 meses.

Infelizmente, o expressivo resultado não dura muito tempo. O estudo aponta que 90% dessas pessoas recuperaram o peso perdido em um espaço muito curto de tempo.

Desse modo, pode-se concluir que fórmulas mágicas não funcionam. Além disso, são situações como essas que colocam as pessoas no efeito sanfona.

Fazer dietas restritivas

Westenhoefer realizou um estudo que contou com mais de 50 mil pessoas num programa de emagrecimento baseado em dietas restritivas. O autor observou que essas pessoas perderam o controle alimentar após um determinado período de tempo. Consequentemente, elas tiveram um aumento no índice de massa corporal.

Segundo o estudo, os fracassos nas tentativas de perda de peso estão associados às dificuldades dessas pessoas em controlar a alimentação e a preocupação com a estética

Dietz, em sua pesquisa, observou que a escolha de alimentos e adaptações fisiológicas estavam relacionadas a episódios de escassez de comida. Mas, o que isso quer dizer? Significa que a falta de alimentos é prejudicial ao corpo e ele sempre lutará pela vida. Consequentemente, o organismo se adaptará acumulando gordura corporal, sendo uma reserva para quando faltar alimento.

Dessa forma, pode-se afirmar que dietas restritivas ajudarão na perda de peso por um período, mas não te fará emagrecer definitivamente. Se você deseja emagrecer de forma consistente e saudável, você deve buscar ajuda de um profissional qualificado e colocar em prática ações que o direcionará ao seu objetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *