4 dicas para as festas de final de ano

4 dicas para as festas de final de ano

Tempo de leitura: 3 minutos

1) Esteja presente de corpo e alma

Estimule pensamentos positivos para esses dias de festas! Sabendo que você pode comer de tudo e decidir até se irá querer repetir alguma comida estando com o pensamento livre de críticas ou de pensamentos sabotadores como: “Já que festas de final de ano acontece somente uma vez, eu vou enfiar o pé na jaca mesmo, que a partir de janeiro vou começar a dieta!”.

Aproveite não só os pratos que são feitos na época natalina e na véspera do ano novo, mas, desfrute da companhia de entes queridos que muitas vezes, há o hábito da troca de presentes de amigo secreto e nada mais gostoso que compartilhar momentos felizes.

Troca de presentes

Lembre-se que o foco principal não será somente a comida, mas desses momentos familiares, regados de ótima conversa e abraços!

Evite ter pensamento de restrição alimentar analisando se deve ou não comer aquele prato que você tanto adora, pois se você não apresenta alteração de sua saúde como Diabetes, Hipertensão Arterial, Doenças Cardíacas, Doenças Gástricas, Esteatose Hepática (presença de gordura no fígado) ou outra doença que necessita de algum controle ou limitação de algum grupo alimentar, você tem a liberdade de comer  o que quiser. Claro, ponderando a sua sensação de fome e saciedade.

Tendo isso em mente, esteja verdadeiramente de corpo e alma aproveitando o momento entre família, com divertimento, de poder comer os pratos típicos desta época do ano com prazer e sem qualquer pensamento negativo como culpa, frustração ou arrependimento.

2) Mantenha os horários de suas refeições

É comum as pessoas pularem refeições para não se sentirem tão “culpados” por excederem na quantidade da refeição posterior. Já que imaginam que as calorias que não foram consumidas em tais refeições podem ser acumuladas na refeição onde pretendem enfiar o pé na jaca, um momento onde muitas pessoas aguardam ansiosamente para comer.

Mas, neste momento é onde mora o perigo para o surgimento de descontroles alimentares e sem perceber utilizam de um artifício de ficar períodos sem se alimentar para cometer excessos alimentares posteriormente.

Quando o ideal é manter o nível de fome controlado para não ter esses episódios de desequilíbrios alimentares. De modo, a manter as refeições habituais respeitando a sua fome. Lembrando que é importante você saber que nestes dias festivos é normal comer mais e que não precisa ter a necessidade de fazer restrições, pois quando sua mente está tranquila, você come sem culpa e aproveita o momento presente, pois sabe que não é a sua rotina alimentar.

4 dicas para as festas do final de ano - Família reunida
Confraternização em família

A partir do momento que você tem paz consigo mesmo e na sua relação com a comida, você só tem a ganhar com este comportamento, pois este equilíbrio influenciará no modo como age diante das refeições principais.

3) Permita-se

À frente de uma mesa farta com tantas variedades de pratos de comida, permita-se a comer um pouco de tudo que realmente goste e queira! Coma calmamente sem ter o pensamento fixo de que precisa comer rápido porque tal comida pode acabar!

Então, coma consciente daquilo que está comendo, saboreando cada garfada e se permitindo ao direito de repetir focando sua atenção em sua fome, saciedade e satisfação!

4) Retome sua rotina alimentar

Sabendo que você pode exagerar um pouco nesse período e mesmo apresentando excesso de consumo, não se prenda em usar artifícios de restrições no dia posterior. O seu corpo é sábio e se você escutar os sinais de seu corpo tratando-se das sensações de fome e saciedade, você mesmo irá decidir o que quer e qual a quantidade que irá comer.

4 dicas para as festas do final de ano - Natal em família
Natal em família

Com essas dicas, eu desejo que você aproveite muito esses momentos de confraternização de final de ano, sentindo-se bem por estar presente e compartilhando a união e o amor em família e também, entre amigos!

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