7 dicas para emagrecer sem sofrer

7 dicas para emagrecer sem sofrer

Tempo de leitura: 7 minutos

Quando se pensa em emagrecer, vêm à tona muitos pensamentos e eu ouvi repetidas vezes de muitos pacientes logo no primeiro atendimento:

Doutora, o motivo da minha consulta é para emagrecimento. Mas eu sei que:

– “Eu preciso cortar o meu pãozinho do café da manhã e o arroz e o feijão porque engorda né?”

– “Se eu abusar num dia, no outro eu posso comer o quê? Só salada e carne?”

– “Eu preciso comer tudo integral de agora em diante?”

– “Ai, dra! Eu gosto de comer um docinho depois do almoço. Mas, vou fazer uma forcinha e ver se consigo ficar sem!”

– “Eu ouvi falar que precisa cortar todos os carboidratos!”

– “Eu preciso mesmo ir na academia? É que eu não gosto!”

E mais tantas outras dúvidas e afirmações incertas que certamente outras pessoas também possuem.

Por isso, a educação nutricional é tão importante! Pois, tem a finalidade de desmistificar crenças que uma pessoa tem como certo e ensinar a ela que cada organismo é diferente, o que dá certo para um pode não dar para o outro, o resultado de uma pessoa é diferente da outra.

Assim, é importante que você aprenda a conhecer seus próprios pensamentos e comportamentos!

Dicas para emagrecer sem sofrer, agora vou listar as sete:

1 – Por que e para quê você quer emagrecer?

7 dicas para emagrecer sem sofrer - Mulher pensando
Mulher pensativa

É fundamental que você tenha claro o porquê e para quê de seu objetivo. Diante disso, você estabelece ações para atingir sua meta e dar importância para que cada uma dessas ações seja realizada.

2 – Relação com a comida

É importante você identificar que tipo de relação você tem com a comida.

Será que eu me alimento somente quando sinto fome e apenas para me nutrir?

Será que além de comer nos horários de minhas refeições habituais, eu como também, quando fico ansioso(a), triste, feliz, estressado(a) ou eufórico(a)?

Perceba que a alimentação para muitas pessoas não se restringe apenas em saciar a fome, mas acontece para preencher algum vazio sentido num dado momento.

Então, é essencial entender a sua reação diante de determinadas emoções e criar estratégias para lhe dar com essas situações.

3 – Apoio

O apoio de familiares, amigos ou conhecidos é uma base que fortalece a sua jornada.

7 dicas para emagrecer sem sofrer - Apoio em grupo
Apoio entre amigos

Procure ficar próximo(a) de pessoas com o mesmo objetivo.

Neste círculo, cada pessoa contribui para ajudar a aumentar a motivação, cumprir as tarefas programadas, trocar experiências e a se manter firme e forte quando tiver algum deslize.

4 – Atividade física

Muita gente dá uma desculpa que não emagrece porque não consegue ir à academia!

Saiba que atividade física não se restringe apenas em ir à academia.

7 dicas para emagrecer sem sofrer - Aula de dança
Aula de dança

Você pode fazer uma caminhada, andar de bicicleta, dançar, fazer aula de zumba em casa, entrar numa escola de arte marcial, ou seja, existem infinidades de opções para gastar energia.

O que é extremamente importante é você pensar no que gosta de fazer e ter uma regularidade para fazer a atividade.

Não adianta jogar uma partida de futebol ou correr no parque apenas 1 vez na semana e querer ver resultado no seu corpo.

É preciso uma rotina estabelecendo quantas vezes por semana você irá fazer tal atividade.

5 – Diminua o consumo de açúcar e de sal

Os hábitos alimentares da população estão relacionados diretamente no aumento do número de Obesidade, Diabetes, Hipertensão Arterial, Doenças Cardíacas e outras doenças crônicas.

O dia-a-dia corrido faz com que as pessoas recorram a alimentos prontos, ou seja, industrializados ou fast-food. Consequentemente, as pessoas diminuem o consumo de comida de verdade, ou seja, aquela comidinha caseira, pois requer mais tempo na cozinha.

De acordo, com essas mudanças, o paladar vai se modificando gradativamente com o aumento do uso de açúcar e de sal.

7 dicas para emagrecer sem sofrer - Açúcar
Açúcar

O excesso de açúcar além de aumentar as calorias que você ingere, torna-se viciante. Pois, o açúcar toca num receptor de recompensa no cérebro gerando uma sensação de prazer e bem-estar.

Já, o excesso de sal pode fazer com que você ganhe peso por aumentar a retenção de líquidos deixando você mais inchado.

Entenda, que não é para cortar e sim reduzir o consumo de açúcar e sal.

Para isso, use a criatividade para utilizar outros temperos naturais como especiarias (cúrcuma, açafrão, tomilho, manjericão, orégano e muitos outros).

Para o doce, diminua a quantidade que costuma comer e aos poucos procure tomar sucos, café e outras bebidas sem açúcar sentindo seu verdadeiro sabor.

Que tal, pensar em opções de sobremesas mais saudáveis como banana com canela no micro-ondas ou na frigideira, bolo simples utilizando a aveia e frutas como maçã ou banana, gelatina com frutas ou um sorvete caseiro utilizando iogurte e frutas?

Use e abuse da criatividade!

6 – Repare no que come e planeje sua alimentação

Você pode até fazer as refeições nas quais controle bem a quantidade. Mas, muitas vezes pode não reparar num belisquinho que faz ao longo do dia.

Já ouvi muitos pacientes dizerem que comem tudo certo e não emagrecem. No entanto, quando vou analisar, vejo que comeu um punhado de amendoim, uma porçãozinha de salgadinho, meia barrinha de chocolate, alguns copinhos de suco e outras exceções …

Então, é importante reparar naquilo que você come.

7 dicas para emagrecer sem sofrer - Mulher escrevendo num caderno de anotações
Mulher escrevendo num caderno de anotações

Você pode escrever um diário alimentar anotando tudo que come. Assim, conseguirá verificar os acréscimos que faz e que não percebe.

O planejamento das refeições é também importantíssimo!

7 dicas para emagrecer sem sofrer - Mulher cozinhando
Mulher fazendo seu planejamento alimentar

Imagine como será seu dia ou seu dia seguinte. Pois, sabendo muito bem como é a sua rotina diária, você pode adiantar alguns processos na cozinha que demande de tempo como lavar e cortar vegetais, congelar porções pequenas de feijão, preparar porções maiores de mistura que você possa consumir no dia seguinte.

Deixe mais fácil o que para você é difícil!

7 – Aprenda com suas quedas e saiba se levantar

Na terceira dica, eu mencionei como é importante ter o apoio de pessoas próximas e que tenham o mesmo objetivo que é emagrecer.

Agora, é importante você se conscientizar que a responsabilidade de querer mudar é totalmente sua! Começando com a sua tomada de decisão.

Afirme para você mesmo: “Eu vou emagrecer porque eu preciso cuidar da saúde, ter mais qualidade de vida, melhorar minha autoestima ou outro motivo no qual seja o seu propósito para emagrecer!”

Depois, lembre-se que os dias não são todos iguais.

Então, haverá dia que você provavelmente irá deslizar, o que é normal a qualquer pessoa! Todos temos finais de semana, feriados, férias, passeamos, festas, churrascos, encontros com amigos, dia na praia e esses dias acabam sendo diferentes da rotina diária.

Contudo, retome a sua programação de ações para seu emagrecimento quando voltar aos dias normais e pense que poderá acontecer algum momento de deslize, mas que esse momento não significa que você é fraco, indisciplinado e que não consegue manter bons hábitos alimentares.

Saiba que é importante e se permita a ter momentos de lazer, pois ninguém quer viver aprisionado a uma dieta restritiva e perder momentos especiais com a família e amigos não é mesmo?

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *